domingo, 14 de dezembro de 2008

Emanuelle e Cauã (Belém/PA)

Ishtar-Belém, 1a reunião, 1 grávida: Manu.



Parte integrante do movimento e parceirona do Ishtar, Manu não perdia um encontro!

A chegada de Cauã foi curtida à prestações. Cada dia um passo, cada passo uma alegria. Após dias de pródromos dolorosos, em torno de 12h de trabalho de parto e 10cm de dilatação foi indicada a cesariana. E assim chegou Cauã Kenji, primeiro bebê Ishtar-Belém!

Com a palavra, a mamãe Manu:

"Minha procura em Belém do Pará por um parto humanizado aconteceu antes de meu 1º filho nascer. E durante a gestação do segundo, reencontrei Thayssa na Net. Com a chegada dela em Belém “uma luz no fim do túnel” apareceu.
Após meses enfim surgiu o Ishtar Belém e a esperança de ter meu VBAC aumentou. A presença da Andrea era maravilhosa e me passava uma calma enorme. O trabalho de formiguinha crescia a cada dia no grupo, e a cada nova pessoa que entrava, via a chance de formar uma equipe totalmente voltada ao parto humanizado na Mangueirosa.
Enfim meu dia chegou, ou melhor, dias ... e noites...



Foram 4 dias de pródomos muito dolorosos. E Thayssa sempre ali presente, fazendo massagens, palavras de encorajamento, mandando email sobre pródomos, me apoiando na bola, dando chazinho de canela, fazendo escalda pés, acupressão, apagando a luz para relaxar, colocando cd com músicas suaves, exercícios para o TP, abraços, marcando as contrações, escutando atentamente meus choros e principalmente me apoiando e respeitando de verdade e coração minhas vontades e necessidades.




Como estávamos numa maternidade, algumas coisas não eram aceitas, porém superamos e usamos tudo que pudemos fazer naquele lugar.



Outro dia amanheceu e minha doula ali presente. Apesar de eu ter entrado na Partolândia, lembro nitidamente Thay me consolado quando foi obrigada a me “abandonar” para eu subir ao bloco cirúrgico (é proibida a entrada de doula, infelizmente). E ainda sim lutou para que eu levasse meus óculos para enxergar meu filho, o que foi proibido pela direção do lugar.
E assim fui apavorada para o bloco cirúrgico, lá me colocaram ocitocina, a medica rompeu a bolsa, analgesia e após cerca de 1 hora de expulsivo o bebê ficou occipto, devido ao trabalho de parto longo, muito tempo sem dilatação, a cabeça demorou para encaixar. E assim após dilatação total, por indicação medica, foi feita a cesárea.

No pós parto Thay também se fez presente na fase de amamentação. Deu a maior força e dessa vez consigo amamentar exclusivamente meu pequeno.
Meu tão sonhado VBAC não rolou e só agora consegui fazer o relato. Ainda não superei , porém após 4 meses consigo conviver melhor com isso.
Agradeço imensamente ao meu grupo: Ishtar Belém!"

3 comentários:

ManuFuji disse...

Tá lindo amiga!
Obrigada por me apoiar até nas loucuras! Te adoro muitão!
Bjks.

Unknown disse...

Ameiiii !!! Muito lindoooo!!!

Unknown disse...

Emanuelle, onde foi que vc encontrou em Belém esse médico que cogitou a possibilidade de um VBAC.
Já falei com uns médicos e todos descartam essa possibilidade.